No quarto dia, Enem 2015 chega a 1,6 milhão de candidatos inscritos

Balanço parcial foi divulgado pelo Inep às 10h desta quinta-feira. Prazo para inscrições no exame nacional vai até o dia 5 de junho.

Mais de 1.650.000 candidatos se inscreveram na edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 10h desta quinta-feira (28).

O balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) equivale às inscrições feitas entre as 10h de segunda-feira (25) e as 10h desta quinta, ou seja, 71 horas após a abertura do sistema.

O número de inscrições, até o momento, é menor que os de períodos equivalentes em 2013 e 2014. Na edição de 2014, às 10h30 do quarto dia do prazo, 2 milhões de estudantes já haviam completado o processo de inscrição.

Em 2013, as inscrições foram abertas por volta das 9h30 e, às 18h30 do terceiro dia, após cerca de 57 horas, o sistema já registrava 1.906.814 participantes.

Os candidatos têm até o dia 5 de junho para fazer sua inscrição no site do exame.

Lentidão no site
Na terça-feira e na quarta-feira, o grande número de acessos deixou a página do Enem instável. O G1 tentou acessar o sistema ao longo da tarde em navegadores diferentes e constatou os problemas. Em algumas das tentativas, a mensagem de erro “404 – Not Found” foi exibida. Em outras, o site carregava com lentidão.

Em seu twitter, o Inep registrou a lentidão e pediu para que os candidatos façam sua inscrição em horários alternativos. O instituto detalhou que os períodos com menor tráfego no site estão entre 6h e 8h e a partir das 20h.

Erro para fazer inscrição
Na segunda, alguns candidatos relataram dificuldades para confirmar o número do CPF e a data de nascimento no processo de inscrição. Procurado pelo G1, o Inep disse que o problema pode ter sido “pontual”, que o sistema está funcionando normalmente, e que a demanda registrada pela área técnica está dentro do previsto, em comparação com o primeiro dia de inscrições da edição do ano passado.

Por volta das 14h, o G1 testou o sistema e encontrou o mesmo erro relatado nas redes sociais: ao inserir o número do CPF e a data de nascimento na primeira tela do processo, o sistema dizia que os dados não haviam sido encontrados na base da Receita Federal, usada pelo sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fornecer alguns dados pessoais dos participantes, como o nome completo. Uma hora e meia depois, novo teste foi feito, e na segunda tentativa, o sistema reconheceu os dados.

Segundo o Inep, se o erro persistir, é preciso entrar em contato com a central de atendimento do Enem, no 0800-616161. Lá, o candidato vai saber se será preciso buscar alguma retificação junto à Receita Federal.

Fonte: G1

Site Oficial: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/05/no-quarto-dia-enem-2015-chega-16-milhao-de-candidatos-inscritos.html

Deixe um comentário