[Boas Práticas de Desenvolvimento] Metodologia SCRUM – Reunião Diária – Quais os obstáculos?
Para que a reunião diária da metodologia ágil seja produtiva, e se constitua numa reunião de sinergia e comunicação, é necessário que cada pergunta seja respondida de forma adequada.
A primeira pergunta da reunião diária que cada um deve responder é “O que fiz ontem?” ou “O que fiz desde a última reunião diária?”
A segunda pergunta da reunião diária que cada um deve responder é “O que farei amanhã” ou “O que farei até a próxima reunião diária?”
A terceira pergunta da reunião diária que cada um deve responder é “Quais são os meus impedimentos?”
Já discorremos em boletins anteriores, sobre as duas primeiras perguntas.
A terceira pergunta diz respeito ao que impede a pessoa nas suas tarefas ou que impede o time de alguma forma de cumprir a meta do Sprint.
Podem ser abordados dificuldades técnicas, problemas no ambiente, ausência de conhecimento necessário, bug difícil de resolver.
O “Scrum Master” deve ser o facilitador para remover os obstáculos após a reunião.